Atividade Física, Empoderamento, Relacionamento, Saúde e Beleza, Saúde Mental

Como me amar mais

“Você precisa aumentar sua autoestima”, essa pode ser a resposta para muitas dificuldades em nossas relações pessoais, profissionais e afetivas. Mas aí eu te pergunto: COMO? Como se sentir mais bonita, mais inteligente, mais interessante, para, então, ser segura de si ao se relacionar?

O caminho do amor próprio anda de mãos dadas com o do autoconhecimento. Mas, sinceramente, eu não quero fazer um texto maior do que o necessário, quero que seja muito prático. Não quero te encher de teoria, quero que você abrace essa jornada e seja uma mulher foda a partir de hoje!

Se amar é entender que você não é uma boneca que acorda, faz algumas coisas para ganhar dinheiro e alguns prazeres até dar a hora de dormir de novo, e assim sucessivamente até morrer. Se você quer se amar mais, vai ter que descobrir o que em você te faz se amar menos. E vou te mostrar em um exercício simples de como descobrir isso. Se não der certo, eu devolvo seu dinheiro – brincadeira, não precisa de dinheiro nenhum, é só continuar lendo.

Pode parecer um pouco estranho, mas apenas responda as seguintes perguntas, atribuindo uma nota de 0 a 10 para cada uma delas:

  1. Como está a sua vida pessoal? Você tem tido tempo para cuidar de si, cuidar da casa, do que é seu? Como geralmente está seu quarto, seu guarda-roupa, sua geladeira? Como estão suas unhas do pé, sua pele, seu cabelo?  O que você faz para passar seu tempo livre? Você se dá presentes? Quais são suas formas favoritas de se divertir e com que frequência você as realiza?
  2. Como está sua saúde, tanto física quanto mental? Como está sua alimentação? Você faz atividades físicas? Você toma sol pela manhã ou no fim da tarde? Tem dormido bem? Como está seu estado emocional? Consegue lidar bem com os conflitos do dia a dia?
  3. Como está a sua vida profissional? Qual é o seu desempenho? O quanto você tem se dedicado para se desenvolver na área que gosta? O quanto você se preocupa em realizar as atividades da melhor forma possível? Você se mantém crescendo continuamente, estuda periodicamente, faz cursos para ter novas especializações ou parou de estudar depois que escola ou faculdade acabou?
  4. Como está a sua relação com a família? Você consegue estabelecer diálogos positivos? Que imagem você tem sobre a figura familiar, isto é, que valor você dá para a família na sua vida?
  5. Como está a sua vida afetiva, seus relacionamentos amorosos? Se está solteira, está feliz assim? Se está namorando, como está a relação? Como está a sua performance sexual, sua libido? O quanto você se sente segura para expressar suas opiniões, desejos e sua sensualidade com o(a) parceiro(a)?
  6. Como estão as suas finanças? Você sabe usar seu dinheiro? Você consegue dizer não para gastos impulsivos ou é impulsiva? Você tem feito algum investimento mensal, ainda que de pequeno valor? Tem dinheiro guardado para emergências ou para realizar alguns objetivos de médio e longo prazo?
  7. Como está sua vida espiritual? Não tem a ver com acreditar em Deus, mas se você acredita, beleza. O quanto você tem se preocupado em exercer suas qualidades humanas e em desenvolver suas fraquezas? O quanto você tem se preocupado em tratar bem as pessoas? Em dialogar com gentileza? Em ser humilde no dia a dia? Como você avalia o seu caráter?
  8. Como está a sua relação com a comunidade em que vive? O que você entende sobre a sociedade? O que você pensa sobre o meio ambiente? Qual é a sua relação com a natureza? O que você pensa sobre o ser humano e como acha que sua vida se relaciona com as pessoas ao seu redor? De que forma você contribui para um mundo melhor?

Embora eu tenha feito várias perguntas para os 7 itens, quero relembrar que, chegando a este ponto, o que você realmente precisa é de uma nota de 0 a 10 para cada um, pois assim podemos avaliar o quanto você está satisfeita com cada uma das áreas que norteiam a sua existência: vida Pessoal, Saúde Física e Mental, Trabalho, Família, Relacionamentos, Finanças, Comunidade e Espiritual.

Fazendo isso você vai descobrir o que está errado na sua vida. Dessa forma, deverá pensar em meios de corrigir o que está errado. Como?

Escolha as 2 áreas que você sente que precisa melhorar o quanto antes. Feito, pense em 2 atitudes, uma para cada área, que você pode tomar todos os dias para melhorá-las. Por exemplo: se você decidiu cuidar da Saúde porque está sedentária e da vida Financeira por estar gastando metade do salário com comida fora de casa, poderia: caminhar por 30 minutos todas as manhãs e começar a levar marmita para o trabalho, duas atitudes que irão afetar a forma como você vivencia essas duas áreas.

Claro que se você tiver dificuldade para encontrar motivação para realizar essas tarefas e quiser logo se tornar uma mulher poderosa, decidida, segura e independente, pode contar com um treinamento online especializado, e recomendo o da Vanessa de Oliveira, que expert em ajudar mulheres a se transformarem em rainhas da beleza e sedução.

Dicas:

  • Escreva em uma folha as duas atitudes diárias e vá anotando os dias em que você realiza cada uma delas até chegar a 30. Assim, a cada dia que preencher estará mais perto de chegar no final de um desafio de 30 dias, fazendo com que você se sinta a cada dia mais motivada e orgulhosa por ter tomado a decisão de ser a melhor versão de si todos os dias. O efeito é imediato e exponencial, afeta sua segurança, autoestima e te fará querer compartilhar com outras pessoas, motivando outras pessoas e criando uma rede que também te servirá de motivação e orgulho.
  • Não tente consertar tudo de uma vez. Por focar em muitas áreas ao mesmo tempo, vai acabar não conseguindo ajeitar nenhuma.
  • Quando sentir que já está habituada a realizar a atividade diária, dê novamente uma nota de 0 a 10 para cada área de sua vida, a fim de escolher 2 áreas para melhorar. Dessa forma você estará em crescimento contínuo, se amando a cada dia mais.

Qualquer coisa, me manda mensagem no Instagram. Aliás, acompanhe as novas postagens me seguindo no Instagram.

Você também pode gostar de ler A Arte da Conquista.

Abraços

Deixe um comentário